quarta-feira, 29 de abril de 2009

Deus e Abraão


Deus é dono de todas as coisas, mas se preocupa individualmente com cada um de nós e trata conosco em particular.

Vejamos a vida de Abraão, Deus também se preocupou com ele e tomou uma decisão sobre a sua vida. Queria lapidá-lo, tratá-lo. Mas para isso, quis que Abraão, antes chamado de Abrão, saísse de sua terra, de perto de seus parentes. Para estar a sós com Deus, em plena comunhão.

Gênesis 1: 1 a 3 - Deus tirou Abrão de sua ZONA DE CONFORTO. Desta forma o Senhor tratou do seu caráter e da sua vida moral. A Bíblia conta de momentos em que Abrão deixou a verdade do lado de fora de sua vida, trocou seus valores por mulher e bens.
Acontece assim nos dias de hoje também, pois muitas pessoas, inclusive jovens, esqueceram do seu compromisso com Deus.

Nessa hora pergunto: COMO ESTÁ A MINHA VIDA DE VERDADE? Será que tenho esquecido de Deus e dos valores que Ele plantou em mim?

Outro ponto, foi que Deus quis que Abrão resolvesse seus problemas de relacionamento. Perdoar ainda é um desafio nos relacionamentos. Deus estava avaliando a capacidade relacional de Abrão.

Por incrível que pareça, a pior coisa que pode acontecer na vida de um jovem, é o diabo responder uma oração que este jovem faz a Deus. Quando isto acontece, é sinal de destruição na certa.

Em Gênesis 15: 7 Deus começa a tratar a fé de Abrão e este creu em Deus. COMO ESTÁ A MINHA FÉ EM DEUS?

"O problema não é o que fizeram com você no passado. O problema é o que você vai fazer com o que fizeram com você no passado."

Gênesis 16 - Deus trabalhou a paciência de Abrão. ESPERAR NO SENHOR É SEMPRE MELHOR!
Idade para Deus não é problema, o problema é nossa impaciência, que pode frustrar os planos que Deus tem para nós.

Aos 99 anos, Deus fez uma aliança com Abrão .

Gênesis 17: 1 a 5 Deus muda o nome de Abrão para Abraão. Isso porque Deus trabalhou a sua identidade.

Gênesis 17: 15 - Deus tratou a prepotência de Abrão e mudou o nome de sua esposa de Sarai para Sara, trabalhando também sua identidade porque ela era parte dele.

Gênesis 17: 18 - Sara pensou que Deus havia falhado, por causa da "demora", então deu um jeito para que a promessa do Senhor fosse cumprida. Mas a aliança que Deus tinha era com Isaque, verso 19, não com Ismael.

Antes de Deus trazer Isaque, rejeitou Ismael, mesmo abençoando-o. Abraão pensou que podia ajudar Deus e resolver as coisas. Precisamos lembrar da soberania de Deus.

Nenhuma queda na vida do ser humano é de repente. O diabo vai colocando dinamite em nossa vida há muito tempo. Um dia, se não estivermos aos pés do Senhor, a dinamite explode. Jesus se manifestou para desfazer as obras do diabo.

Deus quis tratar ainda, o amor e o compromisso de Abraão. Assim como ele, EU NÃO TENHO QUE ENTENDER, TENHO QUE OBEDECER A DEUS, NÃO TENHO QUE QUESTIONAR, TENHO QUE CRER.

Deus tirou Abraão de sua zona de conforto e assumiu o trono de sua vida. Quando Deus estava no trono da vida de Abraão, então lhe deu um filho mesmo na velhice e também uma grande descendência. Ou seja, realizou o seu sonho.

Pr. Lécio Dornas (adaptado)

Amados, perdoem as desconexões do texto, foram escritos durante a palestra do pastor. Mas aproveitem tudo que falar ao seu coração.

Beijos a todos!


Shalom

Nenhum comentário:

Postar um comentário