Deus é dono de todas as coisas, mas se preocupa individualmente com cada um de nós e trata conosco em particular.
Vejamos a vida de Abraão, Deus também se preocupou com ele e tomou uma decisão sobre a sua vida. Queria lapidá-lo, tratá-lo. Mas para isso, quis que Abraão, antes chamado de Abrão, saísse de sua terra, de perto de seus parentes. Para estar a sós com Deus, em plena comunhão.
Gênesis 1: 1 a 3 - Deus tirou Abrão de sua ZONA DE CONFORTO. Desta forma o Senhor tratou do seu caráter e da sua vida moral. A Bíblia conta de momentos em que Abrão deixou a verdade do lado de fora de sua vida, trocou seus valores por mulher e bens.
Acontece assim nos dias de hoje também, pois muitas pessoas, inclusive jovens, esqueceram do seu compromisso com Deus.
Acontece assim nos dias de hoje também, pois muitas pessoas, inclusive jovens, esqueceram do seu compromisso com Deus.
Nessa hora pergunto: COMO ESTÁ A MINHA VIDA DE VERDADE? Será que tenho esquecido de Deus e dos valores que Ele plantou em mim?
Outro ponto, foi que Deus quis que Abrão resolvesse seus problemas de relacionamento. Perdoar ainda é um desafio nos relacionamentos. Deus estava avaliando a capacidade relacional de Abrão.
Por incrível que pareça, a pior coisa que pode acontecer na vida de um jovem, é o diabo responder uma oração que este jovem faz a Deus. Quando isto acontece, é sinal de destruição na certa.
Em Gênesis 15: 7 Deus começa a tratar a fé de Abrão e este creu em Deus. COMO ESTÁ A MINHA FÉ EM DEUS?
"O problema não é o que fizeram com você no passado. O problema é o que você vai fazer com o que fizeram com você no passado."
Gênesis 16 - Deus trabalhou a paciência de Abrão. ESPERAR NO SENHOR É SEMPRE MELHOR!
Idade para Deus não é problema, o problema é nossa impaciência, que pode frustrar os planos que Deus tem para nós.
Idade para Deus não é problema, o problema é nossa impaciência, que pode frustrar os planos que Deus tem para nós.
Aos 99 anos, Deus fez uma aliança com Abrão .
Gênesis 17: 1 a 5 Deus muda o nome de Abrão para Abraão. Isso porque Deus trabalhou a sua identidade.
Gênesis 17: 15 - Deus tratou a prepotência de Abrão e mudou o nome de sua esposa de Sarai para Sara, trabalhando também sua identidade porque ela era parte dele.
Gênesis 17: 18 - Sara pensou que Deus havia falhado, por causa da "demora", então deu um jeito para que a promessa do Senhor fosse cumprida. Mas a aliança que Deus tinha era com Isaque, verso 19, não com Ismael.
Antes de Deus trazer Isaque, rejeitou Ismael, mesmo abençoando-o. Abraão pensou que podia ajudar Deus e resolver as coisas. Precisamos lembrar da soberania de Deus.
Nenhuma queda na vida do ser humano é de repente. O diabo vai colocando dinamite em nossa vida há muito tempo. Um dia, se não estivermos aos pés do Senhor, a dinamite explode. Jesus se manifestou para desfazer as obras do diabo.
Deus quis tratar ainda, o amor e o compromisso de Abraão. Assim como ele, EU NÃO TENHO QUE ENTENDER, TENHO QUE OBEDECER A DEUS, NÃO TENHO QUE QUESTIONAR, TENHO QUE CRER.
Deus tirou Abraão de sua zona de conforto e assumiu o trono de sua vida. Quando Deus estava no trono da vida de Abraão, então lhe deu um filho mesmo na velhice e também uma grande descendência. Ou seja, realizou o seu sonho.
Pr. Lécio Dornas (adaptado)
Pr. Lécio Dornas (adaptado)
Amados, perdoem as desconexões do texto, foram escritos durante a palestra do pastor. Mas aproveitem tudo que falar ao seu coração.
Beijos a todos!
Shalom
Nenhum comentário:
Postar um comentário